Paredes de Gesso são destaque em decoração de alto nível – veja Tendências no Pinterest

Por GypCenter em

O uso de paredes de gesso está virando tendência em decorações de alto nível no mercado construtivo e, por isso, vamos te ajudar a entender algumas etapas super importantes na hora de construir e quais são as possibilidades decorativas.

Mais conhecidas como as famosas paredes de gesso acartonado, o sistema drywall consiste na montagem de paredes feitas com perfis estruturais de aço galvanizado com cobertura de placas de gesso (acartonado) parafusadas nos perfis.

Se você ainda não conhece o método e quer saber mais sobre como ele funciona e porque ele virou tendência em decoração, nós vamos te explicar.

O sistema Drywall

Além das vantagens de rapidez e limpeza na hora de construir as paredes, comparando o sistema do drywall com os sistemas de alvenaria – que utiliza blocos de concreto, cimento, tijolos, areia, água etc – o sistema drywall é muito mais econômico e não pesa no seu bolso!

E, para deixar os ambientes ainda mais estilosos, existem muitas outras possibilidades construtivas que podem fazer combinação com as paredes de gesso utilizando os mesmos materiais como as sancas recortadas e com iluminação indireta.

É um sonho ou não é?

Mas, para não ter problemas ou arrependimentos após instalar a sua parede de gesso, falaremos sobre alguns detalhes importantes para você não esquecer de nada!

4 Detalhes importantes na Instalação de Paredes de Gesso

1. ISOLAMENTO ACÚSTICO

Se você quer um ambiente sem os famosos problemas de “toc-toc” ou aborrecimento com vizinhos barulhentos, o isolamento acústico é a sua melhor solução, ainda mais na hora de separar os ambientes.

A lã de rocha e a lã de vidro, utilizadas dentro das paredes de drywall, possuem propriedades que diminuem consideravelmente o vazamento de sons e atenuam a variação de temperatura, deixando o ambiente mais confortável.

Leia também:
> Lã de Vidro ou Lã de Rocha: Qual o Melhor Isolante Acústico?
> Revestimento acústico: conheça os benefícios e as formas de instalação

ATENÇÃO!

Se você vai instalar a parede em um lugar onde já exista um forro e quer que o isolamento acústico seja o mais eficiente possível, a melhor opção para isso é cortar o forro e levar a estrutura do drywall até a laje. Assim, a acústica do ambiente ficará muito melhor.

2. DRYWALL É FORTE O SUFICIENTE?

Quando alguém te fala sobre paredes de drywall, nós temos certeza que a cena que passa pela sua cabeça é alguém dando um soco em uma parede de gesso e o punho atravessando ela, não é?

Parede de Gesso é frágil?

Mas, não é bem assim que funciona! Ao contrário do que muitos dizem, o drywall é muito resistente quando instalado da maneira correta.

Apesar de o gesso ter uma menor resistência a impactos, objetos como televisão, armários aéreos, bancadas, quadros e prateleiras podem ser instalados sem se preocupar com paredes caindo ou rachando.

Porém, é preciso saber quais são os parafusos e buchas ideais para cada caso, assim você saberá exatamente o que usar para fixar a carga que deseja.


Leia também:
> Como fixar cargas em paredes de Drywall?

3. DRYWALL COM ALVENARIA, É POSSÍVEL?

Já ouviram a frase que “com drywall tudo é possível”?  Pois é, apesar de as paredes de gesso serem feitas com materiais diferentes da alvenaria, é possível fazer novas divisões e subdivisões entre esses dois tipos de paredes. Mas, como?

A alvenaria e o drywall possuem variações de dilatação diferentes, por isso, é preciso usar materiais que diminuam essa variação entre as junções para que não apareçam trincas – que são tão comuns quando o trabalho não é bem pensado.

Nossa dica é: use fitas e massas ideais para fazer o tratamento de juntas!


Leia também:
> Rachadura na Parede: 3 passos simples para evitar!
> Como fazer um bom acabamento em uma parede de Drywall?
> Acabamento em drywall: Fita telada ou de papel?

4. GANHE MAIS ESPAÇO COM PAREDES DE GESSO

Com tantas qualidades que as paredes de gesso podem te oferecer, a melhor característica que o drywall possui é o ganho de espaço útil ao criar novas divisões entre ambientes.

Como as paredes são feitas com perfis metálicos e placas de gesso, é possível criar divisórias com espessuras mais finas que as de alvenaria. E isso só é possível graças aos diferentes tamanhos de perfis do sistema.

E, melhor ainda! Sem sujeira e sem dor de cabeça, pois não precisa de quebra-quebra!

É simples, rápido e prático!

BUSCANDO INSPIRAÇÕES DE PAREDES DE GESSO?

Separamos 30 fotos de paredes de gesso para ajudar na sua criatividade! Confira abaixo:

Decoração de parede de drywall com gesso 3D
« 1 de 30 »

Quer ver mais fotos?

É rápido e fácil, basta entrar nas nossas pastas do Pinterest e salvar todas as suas inspirações! – CLIQUE AQUI!


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *