Rachadura na Parede: 3 passos simples para evitar!

Por GypCenter em

Em praticamente todas as construções, tanto de alvenaria quanto de drywall, pode aparecer uma rachadura na parede. Mas você conhece os métodos para evitar esse problema tão corriqueiro?

Apesar das inúmeras qualidades protetoras das placas utilizadas no sistema de drywall, elas estão sujeitas a fissuras e trincas e precisam de cuidados especiais na hora do seu plaqueamento e tratamento das suas juntas.

Para isso, reunimos neste artigo algumas dicas e informações valiosas com o objetivo de mostrar para você que é muito simples evitar problemas como uma rachadura na parede de drywall fazendo de modo correto os acabamentos.

 

MAS…

Por quê essas rachaduras aparecem?

 

Alguns dos fatores que podem causar esse problema nas placas são:

  1. As movimentações da estrutura por erro de projeto ou de montagem
  2. Junta incorreta entre as placas ou falta de junta de dilatação
  3. Tratamento de junta feito de maneira incorreta ou com material errado
  4. Fresta muito grande entre uma placa e outra
  5. Falta da folga de 1 cm na altura dos montantes

Portanto, para evitar uma rachadura na parede é fundamental ter um bom projeto e PRINCIPALMENTE ter uma boa execução da instalação.

 

Agora vamos às dicas!

 

1. CONTRATE PROFISSIONAIS QUALIFICADOS

Profissionais Drywall

Você sabia que uma rachadura na parede pode ser causada também devido a erros de execução?

Se você quer evitar uma dor de cabeça por causa de um trabalho mal feito, é fundamental que haja contratação de uma empresa com profissionais qualificados para execução do serviço.

É preciso que eles sigam todos os passos do sistema drywall pois em cada fase existem cuidados a serem tomados para que no final você não tenha problemas.

Não se faça de rogado, peça ao profissional que está fazendo sua montagem o certificado do curso de montagem, assim você garante que ele teve um treinamento e orientações corretas.

Tudo isso é importante e muitas vezes os problemas são causados por não seguir esses simples passos.

 

2. COMPRE OS MATERIAIS CORRETOS!

Materiais para rachadura na parede

ATENÇÃO!!!

Preste sempre atenção nas dicas sobre a aquisição dos materiais CORRETOS para fazer o acabamento nas placas!

 

QUAL TIPO DE MASSA DEVO COMPRAR?

Existem dois tipos de massa para fazer o tratamento de juntas das placas internas na estrutura do drywall: as massas prontas (que não precisam de adição de água) e as vendidas em pó (que necessitam de água na sua preparação).

Os dois tipos de massa possuem preços e características de uso semelhantes. Porém, a massa pronta tem o potencial de ser prática, mas possui tempo de secagem maior (em torno de 24h), enquanto a massa em pó leva apenas 2h para que seque completamente.

 

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: NUNCA utilize gesso comum no tratamento de juntas, pois ele é pouco flexível e resultará em uma rachadura na parede.

 

POSSO USAR QUALQUER FITA DE JUNTAS? 

Há dois tipos de fita para serem usadas no tratamento de juntas das placas do drywall e para reparação de uma trinca:

 

Use sempre as fitas para fazer acabamento ou reparar uma fissura, pois são elas que dão movimento a estrutura para evitar as rachaduras!

E fique atento! Ao utilizar fita telada ao invés de fita de papel, o acabamento é visivelmente inferior, pois serão necessárias camadas corretivas de massa para encobrir as imperfeições ou aplicação de revestimentos espessos, como por exemplo, os cerâmicos.

 

3. RESPEITE O TEMPO DE SECAGEM DURANTE O ACABAMENTO!

Secagem e acabamento de drywall

Um problema muito comum quando executamos as paredes em drywall é quando chega a fase de acabamento, pois achamos que a parede está quase pronta e queremos terminar logo a obra. Aí começamos a acelerar para colocar a fita, a massa e pintura bem rapidinho. Grande erro!

Existem tempos de secagem que devem ser respeitados para que sua parede de drywall não tenha rachaduras ou fitas soltas. Para isso mostramos abaixo o tempo médio, lembrando sempre que eles variam de acordo com a temperatura e umidade do ambiente:

 

  • 1ª camada de massa e fita de junta: aguardar 24 horas para 2ª demão de massa.
  • 2ª demão de massa: aguarde 24 horas para lixamento e aplicação do fundo preparador.
  • 1ª camada de massa corrida: aguardar 24 horas para 1ª demão de massa corrida e 4 hora para outras demãos
  • Pintura: aguardar 4 horas entre cada demão de tinta

 

Ou seja, você precisa esperar pelo ao menos 4 dias para ver sua parede pronta e sem riscos de trincas e outros defeitos.

 

Aqui a gente te deu 3 simples dicas de como evitar as trincas, mas se você já tem uma obra e está tendo dores de cabeça devido a uma rachadura na parede, entre em contato que podemos te ajudar remediar esse problema.

Para isso, basta entrar em contato conosco.

Em nossa loja você encontra todos os produtos necessários para fazer corretamente o tratamento de juntas em estruturas de drywall.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *