Jogo dos 7 erros: principais erros cometidos na parede de drywall | pt.2

Por GypCenter em

Se você acompanha nosso blog, deve ter visto no artigo anterior que falamos sobre os erros mais comuns cometidos em uma parede de drywall, principalmente durante a construção de sua estrutura.

Neste artigo, falaremos sobre os erros mais comuns na hora do PLAQUEAMENTO do drywall. Quer saber mais? Então continue lendo e evite erros na hora de construir sua obra!

E não esqueça! Acompanhe os próximos artigos onde falaremos sobre os 7 erros mais cometidos na hora do acabamento e depois na e pintura de uma parede de drywall.

 

 

ERRO 1 – Não deixar uma folga de 1cm na base da parede de drywall

Uma placa de gesso acartonado não deve NUNCA encostar no chão! A falta dessa folga acarreta 2 problemas principais: o gesso fica sujeito a absorver umidade do chão e essa folga serve para compensar os desníveis criados pelo piso também. A maneira mais fácil de fazer é usar um pedaço da própria placa de drywall como calço!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ERRO 2 – Não deixar uma folga de 1cm na parte superior da parede

Além da folga de 1cm no montante da parede de gesso acartonado você deve deixar uma folga no plaqueamento também, principalmente quando for uma construção nova em que a estrutura ainda está se acomodando e a laje pode ceder um pouco.

 

ERRO 3 – Deixar a emenda da placa de Drywall em quinas de vãos

Qualquer vão que você esteja fazendo, seja porta, visor ou janela, não faça NUNCA uma emenda de placa nos cantos de uma parede de drywall. Em casos assim, você deve transpassar a placa de drywall pelo ao menos 15cm para qualquer sentido – horizontal ou vertical. Esse simples cuidado evita que ocorram trincas após a parede estar pronta.

 

Vão de guia na parede de drywall

 

ERRO 4 – Não respeitar a profundidade dos parafusos

Se você ainda não tem um bom controle de mão para regular a profundidade do furo na parafusadeira, utilize SEMPRE um bit com limitador. Assim, você não deixa o parafuso para fora e nem estoura o cartão do gesso acartonado.

 

Fixação da parede de drywall

 

ERRO 5 – Não colocar prumo na placa de gesso acartonado

Se você não colocar prumo na hora de plaquear as suas paredes, algumas frestas podem acabar aparecendo entre as placas e as juntas vão acabar sendo comprometidas, podendo gerar trincas na parede de drywall.

 

ERRO 6 – Saber como colocar a primeira placa de gesso acartonado na parede

O sentido da sequência de fixação das placas é super importante! A 1ª placa deve SEMPRE ser fixada no lado do montante que tem a virada da chapa. Nunca fixe pelo lado da boca do montante pois senão ele torce com o esforço e a parede fica com uma “barriga” que não sairá!

 

Plaqueamento na parede de drywall

ERRO 7 – Não desencontrar as juntas das placas

A paginação das placas deve sempre ser como um tijolinho. Se a altura tem 1 placa mais 1 pedaço coloque assim: placa + pedaço / pedaço + placa / placa + pedaço… e assim por diante. Da mesma forma se colocar uma placa inteira de um lado da parede, quando for plaquear o outro comece por ½ placa. Isso deixa a sua parede muito mais firme!

 

 

Esses foram os principais erros que são cometidos na hora de plaquear uma parede de drywall.  Quer conhecer mais erros cometidos na montagem de estruturas de drywall? Então fique atento aos próximos artigos, neles mostraremos mais etapas do processo construtivo e seus erros.


14 comentários

Israel · 28 Setembro, 2018 às 19:42

Valeu as dicas. de dicas para fazer arremate e rejunte das placas.

    GypCenter · 3 Outubro, 2018 às 19:14

    Disponha sempre e fique ligado nas nossas dicas!

Newton Pereira da Silva Junior · 29 Setembro, 2018 às 11:58

com relação as folgas ok,, acrescentando, a folga em relação ao piso é em função do gradiente térmico, esfria encurta, esquenta dilata, a grosso modo, funcionaria como uma “junta de dilatação”, deixando livre para trabalhar. quanto a folga no topo em razão de não houver um cunhamento e o peso da parede ou algo assemelhado pela gravidade” forçaria” o peso do drywall, isso é apenas uma dica…..

Fabio Ribeiro · 29 Setembro, 2018 às 15:48

Ótimas dica!

    GypCenter · 4 Outubro, 2018 às 12:18

    Obrigado Fábio!

Valdir carvalho · 4 Outubro, 2018 às 22:16

Parabéns,dicas muito boas !

    GypCenter · 9 Outubro, 2018 às 18:07

    Obrigado, Valdir!

Sérgio Infeldisergio11@gmail.com · 5 Outubro, 2018 às 22:18

Boas dicas …estou aprendendo muito

    GypCenter · 9 Outubro, 2018 às 18:08

    Obrigado, Sérgio!

José Luiz Mariano Siqueira · 12 Outubro, 2018 às 21:49

MUITO BOA AS DICAS , PARABÉNS PELA INICIATIVA

    GypCenter · 16 Outubro, 2018 às 17:59

    Obrigado, José!

Francisco · 9 Dezembro, 2018 às 19:29

Muito boas as dicas

Joel Carvalho · 20 Janeiro, 2019 às 12:00

Parabéns pelas dicas valeu

Gesseiro Mogi das Cruzes SP · 24 Fevereiro, 2019 às 3:20

Olá, muito legal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *