Dicas de Parede de Drywall e suas vantagens

Por GypCenter em

Parede de drywall

Um sistema tem se destacado no segmento de construção civil: trata-se da parede de drywall, com estrutura de aço galvanizado e formada por chapas de gesso acartonado, material proveniente de rocha gipsita desidratada. Para deixar tudo mais simples de entender, vale dizer que o pó de gesso que forma essa parede interna vira pedra ao entrar em contato com a água. Sua resistência e sua segurança tem nisso uma explicação.

O sistema de parede de drywall, já muito popular em vários países do mundo e que, a cada ano, vem sendo cada vez mais adotado no Brasil, tem vantagens que fazem dele uma melhor opção quando comparado à parede tradicional – de tijolos ou blocos unidos por massa de cimento – a que estamos acostumados a ver em construções por aqui.

Abaixo, listaremos as principais dicas de parede de drywall para que você também adote em sua obra e para que tenha a certeza de que realmente vale a pena apostar no material.

Dicas e Vantagens das Paredes de Drywall

Testado e aprovado

Quando o assunto é segurança, o drywall sai na frente. O IPT (Instituto de Pesquisa Tecnológica) realizou testes em laboratórios e os resultados comprovaram a qualidade do material. Convém dizer também que antes mesmo de virar parede em casas e demais construções, o drywall passa por um rígido controle de qualidade, garantindo-lhe ótimos acabamentos e precisão nas medidas. Isso não acontece nas paredes tradicionais de alvenaria, visto que estas requerem também competência da mão-de-obra, o que não é necessariamente uma garantia.

Material mais leve

Outra vantagem diz respeito à leveza da parede de drywall em relação à parede de alvenaria, o que facilita não só o transporte como a sua instalação. Vale citar também que os custos são consideravelmente mais baixos. Podemos dizer, então, que “praticidade” é uma palavra que muito bem define o sistema acartonado.

Barreira sonora eficaz

Outra característica é o fato do sistema ser uma eficaz barreira acústica, visto que isola mais os ambientes impedindo, deste modo, a propagação sonora entre eles. Isso acontece porque o ar entre as placas age como uma barreira. Somado à presença de lã mineral ou de vidro e de mais chapas de gesso acartonado, o isolamento acústico é garantido na parede de drywall. Não é à toa que ela é muito utilizada na construção de espaços de música e de cinemas, por exemplo, promovendo neste último isolamento de salas e impedindo que interferências sonoras aconteçam.

Menor espaço ocupado

Por serem bem mais finas do que as de tijolos e de blocos, as paredes de drywall fazem com que os espaços ganhem cerca de 4 a 5% de área livre e útil. Isso faz muita diferença no aproveitamento de ambientes, uma vez que torna possível uma melhor disposição de móveis, por exemplo. Além disso, construções com drywall oferecem uma obra sustentável e com bem menos entulhos.

Facilidade para instalar dutos

Eis aqui uma das principais vantagens do drywall que, como você pode ver, não são poucas. A instalação de fiação e de dutos hidráulicos é muito mais simples nesse tipo de parede. Em caso de problema, a remoção apresenta o mesmo tipo de facilidade. Se pensarmos no quebra-quebra e na sujeirada que as paredes tradicionais fazem quando algum reparo se faz necessário, as facilidades do drywall ficam ainda mais evidentes.

Conclusão

Quando o assunto é construção, o drywall é, sem dúvida, a melhor escolha, uma vez que é mais prático, mais rápido e mais econômico. São características como estas que têm feito o sistema se popularizar no Brasil.

A GypCenter indica esse material para a sua construção. Consulte-nos! Entre em contato para conhecer mais vantagens do drywall e para receber a orientação que precisa antes de dar início à sua construção.

Quero Parede em Drywall – Consulte Online

Categorias: DicasDrywall

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *