Instalação de forro mineral removível: guia completo

Por GypCenter em

Forro mineral Removível

O forro mineral removível , é um revestimento interno que garante a absorção acústica dos ambientes e tem processos de instalação e manutenção mais simples do que se imagina. As principais marcas comercializadas atualmente no Brasil são OWA, Armstrong e AMF. Hoje, apresentaremos aqui, no nosso blog, 6 passos simples de instalação.

É importante dizer que os painéis que o integram se apoiam em uma estrutura metálica leve, o que torna possível sua remoção, sobretudo quando ajustes hidráulicos e elétricos se fazem necessários. Esta estrutura é formada por perfis tipo “T” com conexão clicada e tirantes que são presos à laje. É na fase final, isto é, no acabamento, que esta instalação acontece. Vale lembrar que esta etapa acontece combinada com os demais sistemas que integram a construção: elétrica, hidráulica, gás e ar condicionado.

Abaixo, os 6 simples passos para uma perfeita instalação de forro mineral removível.

Conheça-os e coloque-os em prática!

6 Passos para Instalação de Forro Mineral Removível

1 – Faça a demarcação dos pontos de fixação

A primeira coisa a se fazer, antes da instalação do forro mineral removível, é demarcar todos os pontos de fixação dos tirantes que ficarão presos na laje e a altura que ficará o forro. Para isso, você pode usar um desses instrumentos: lápis, trena, prumo, nível ou linha de marcação.

2 – Confira as distâncias

O passo seguinte e não menos importante diz respeito à checagem das distâncias. Só depois de garantir que elas estão corretas é que os tirantes devem ser fixados na laje, com a ajuda de uma furadeira ou de uma pistola de instalação.

3 – Instale os perfis perimetrais e fixe os principais

Com a ajuda de parafusos e buchas, instale os perfis perimetrais. O ponto de partida são as cantoneiras que ficarão nas paredes. Feito isso, faça a fixação dos perfis principais nos tirantes e nas cantoneiras perimetrais.

4 – Posicione as travessas e instale perfis de arremate

Enfileiradas nos rasgos dos perfis principais, posicione as travessas. Lembramos que a extremidade da travessa a ser fixada na cantoneira deve ser cortada com um alicate. Os perfis de ponta, por sua vez, são instalados e, deste modo, a montagem da estrutura metálica é concluída.

5 – Instale os painéis

Com a estrutura metálica já montada, é chegada a hora da instalação do forro mineral removível. De baixo para cima, apoie-os nos perfis metálicos. Mas, atenção: manuseie as placas com muito cuidado para não danificá-las. Dica: incline a placa, de modo que ela se posicione acima dos perfis. Feito isso, desça essa placa usando a borda como apoio.

 

6 – Use bordas de gesso

Para um melhor acabamento, vale colocar uma borda de gesso no ambiente. Assim, as placas podem ser instaladas sem recortes, além de dar um detalhe diferenciado no teto, podendo inclusive mudar de nível entre os 2 materiais.

Viu só? Com estes simples passos, você instala, sem dificuldade, o forro mineral em seus ambientes. Tem dúvidas sobre esse processo? Quer esclarecê-los um pouco mais? Fale com a GypCenter!

Encontre forros minerais removíveis


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *