Forro de madeira: transforme seu ambiente com projetos sofisticados

Por GypCenter em

Depois dos famosos forros minerais e de gesso, a madeira é o material mais pedido na hora de um acabamento sofisticado e moderno, pois ele nunca sai de moda. O forro de madeira, além de ser bonito esteticamente, é importante na hora de auxiliar no conforto  acústico dos ambientes, além de esconder fiações e dutos.

Se você quer conhecer algumas das vantagens e tipos de forro de madeira para transformar e alavancar os lucros do seu negócio, além de tirar a dúvida sobre qual modelo de forro optar, fique de olho nos tópicos a seguir e mãos à obra!

De acordo com Fernando Oliveira, analista de marketing da OWA, a procura por forro de madeira nos últimos tempos têm tido grande volume de busca principalmente por ele possuir um design moderno aliado às propriedades acústicas e térmicas, além do sistema que possui fácil instalação e remoção, por isso o planejamento dele durante o projeto é a melhor maneira de evitar possíveis dores de cabeça.

 

EM QUAIS TIPOS DE CONSTRUÇÕES POSSO UTILIZÁ-LO?

Quando o assunto é decoração, a nossa arquiteta Helena Rodrigues  dá a dica de que desde que haja um espaço agradável e que combine com a personalidade dos moradores e do lugar, o forro de madeira poderá ter visual mais rústico ou mais atual/contemporâneo, bastando apenas ser criativo na hora da escolha e da estética já que esse tipo de forro não impõe regras, dando liberdade de estilo.

Além disso, ele também pode ser utilizado em áreas comerciais como restaurantes e estúdios, dando um ar mais elegante e contribuindo para o tratamento acústico do local, garantindo um conforto maior para os clientes.

 

QUAIS SÃO OS TIPOS DE FORRO DE MADEIRA QUE EXISTEM?

No mercado há diversos tipos de forro que são fabricados com diferentes tipos de madeira e composições mais adequadas e sustentáveis. Segue abaixo:

 

  • Lambri de madeira maciça: mais comuns e conhecidas para uso em residências. Normalmente são de Pinus, Cedro, OSB, Perobinha, Cumaru, Jatobá e Ipê.
  • Régua ou placa de MDF revestido em melamina: este produto é mais industrializado e possui um acabamento mais requintado, além de diversas opções de  acabamento. São produtos mais sustentáveis e existe ainda uma linha resistente ao fogo!
  • Régua de MDF laqueada: este material vem com toda a gama de possibilidades de cores para pintura, dando asas a sua imaginação. Produto sob encomenda para projetos selecionados e são montados sem a necessidade de pintura no local.
  • Baffle de MDF revestido em melamina: como painéis verticais criando um forro aberto e leve. Este material é fácil e rápido de instalar.

 

E há ainda, para quem prefira algo mais rústico, os forros de bambu ou fibra de bambu, que também apresentam um bom isolamento acústico e são considerados ecológicos.

 

 

QUAIS OS MODELOS DE FORRO DE MADEIRA DO MERCADO?

No mercado decorativo há diversas formas de forro que vão desde ripas até formatos mais conceituados. Por exemplo, os forros de MDF possuem variações na sua superfície como: lisas, perfuradas, frisadas, perfuradas ou ranhuradas e são encontrados em duas medidas: réguas de 2740 x 160 mm ou placas de 625 x 625 mm.

Veja abaixo alguns modelos que existem para que você possa começar a planejar:

 

RÉGUAS DE MDF REVESTIDA

 

PAINEL PERFURADO

 

BAFFLE DE MADEIRA

 

CURIOSIDADE: além de ser utilizado em tetos, as placas de madeira também podem ser usadas em revestimento de paredes, mas não possuem tamanho feito sob medida, já que as réguas e placas são padronizadas de fábrica.

A decisão sobre qual tipo de forro utilizar deve seguir as necessidades do projeto, sendo indicados para ambientes que necessitem de um tratamento e qualidade acústica, além de criação de um design único e diferenciado.

 

QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS?

Vantagens

  • Conforto acústico
  • Fácil instalação
  • Fácil remoção
  • Pode ser reutilizado
  • Durabilidade
  • Estética

Desvantagens

  • Custo
  • Pouca resistência ao calor
  • Propensão ao mofo e ao apodrecimento
  • Requer mão de obra especializada

 

COMO POSSO UTILIZAR O FORRO DE MADEIRA?

  • Em residências: em residências o forro de madeira é indicado para salas, halls, corredores e quartos. Mas atenção! Ele deve ser evitado em áreas como banheiros e cozinhas, pois são lugares muito úmidos e podem comprometer a qualidade do material. Além disso, eles podem ser usados tanto em áreas internas quanto externas, se atentando somente ao tratamento que deverá ser feito quando exposto ao tempo para evitar acúmulo de fungos, bactérias e outros danos. Você pode ainda combinar a madeira com gesso acartonado, criando detalhes e volumes diferenciados.
  • Em corporações/comércios: para ambientes com muito fluxo de pessoas os forros de madeira são utilizados em salas de reunião, escritórios, auditórios, teatros e outros. Quando utilizados em ambientes assim, a qualidade acústica do local, ou seja, a distribuição do som fica bem mais agradável. Mas atenção! Isso não quer dizer que eles isolam os ruídos que passam de um ambiente para outro, sua função é fazer os ambientes mais confortáveis para as pessoas que estão utilizando a área.

 

COMO COLOCAR FORRO DE MADEIRA?

Um dos pontos positivos do forro de madeira é a versatilidade na hora da disposição das placas, podendo arrumá-las na vertical, horizontal ou diagonal. Além disso, é possível criar diversas padronagens, associando placas com diferentes formatos como ripas, placas, painéis, lineares, radiais ou com curvas.

Outro ponto positivo é que sua instalação é simples, mas requer mão de obra especializada no assunto. Uma das formas de instalação é ter a primeira régua fixada com um clipe no perfil – as demais são encaixadas entre si com montagens macho e fêmea e presas com um clipe individualmente e, por isso, a remoção também se torna simples. Veja alguns detalhes de como é rápido e limpo com estes materiais industrializados.

 

OBSERVAÇÃO: Atente-se ao modelo do forro,pois alguns modelos são fixos, independente do modelo.

 

QUANTO CUSTA A APLICAÇÃO DO FORRO?

Como os projetos são customizados de acordo com cada necessidade, o custo não depende somente do modelo, mas também do acabamento, dos perfis e da quantidade de clipes que precisarão para fixar o forro no teto.

 

ALGUMAS IDÉIAS PARA UTILIZAR ESTES FORROS E REVESTIMENTOS

Para ajudá-lo a conhecer melhor os produtos seguem algumas fotos de ambientes acabados.

 

Forro de Madeira

Forro de Madeira

Painél Acústico

Forro de Madeira Perfurado

Forro de Madeira Baffle

 

Quer saber mais sobre projetos com forros de madeira? Consulte nossa equipe técnica ou faça uma cotação direto em em nosso site:

 

     


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *