Drywall uma obra sustentável e com pouco entulho

Por GypCenter em

Além de uma ótima escolha no que se refere à praticidade e a economia em construção civil, o drywall é uma obra sustentável.

Isso se deve ao fato de obras com o sistema de construção a seco não acumularem entulho, isto é, por trazerem facilidades no descarte de resíduos, que é significativamente menor quando comparado à alvenaria, o que afasta qualquer ideia de desperdício dos recursos naturais.

Por que o Drywall é sustentável?

Resíduo pode ser reciclado

gesso acartonado para drywall

Os 5% do resíduo gerado na construção de uma parede de drywall contra os 30% de entulho acumulado numa mesma parede, só que erguida com alvenaria, escancaram ainda mais essa diferença. Soma-se a isso o fato de o resíduo do primeiro (chapas de gesso acartonado e perfis estruturais metálicos) poder ser reciclado, o que não se repete no modelo construtivo convencional. Uma alternativa para diminuir ainda mais os resíduos do drywall é a possibilidade de produzir chapas com altura adequadas a cada projeto, ou seja, com as dimensões já definidas, o que pode reduzir esse resíduo a zero.

O destino dos resíduos do drywall

Os resíduos de perfis de drywall metálicos resultantes da montagem de paredes e forros são destinados a industrias metalúrgicas. O ótimo reaproveitamento desse tipo de material é notório no mercado.

Coisa parecida acontece com o gesso que gera as chapas do drywall, ele é 100% reaproveitável. Este material, por sua vez, é reutilizado na produção de cimento, por exemplo, uma vez que conta com uma quantidade de gesso. Vale dizer que o gesso proveniente do drywall é um componente mais puro que os demais disponíveis no mercado e que também são utilizados nesse tipo de produção.

Consciência ambiental

É sabido que o sistema drywall é um conjunto ecológico e como tal, deve ter o seu uso feito com responsabilidade, respeitando, sobretudo, a natureza. No que se refere ao seu aspecto ecológico, é importante lembrar que além dos resíduos gerados temos outros parâmetros que contribuem para esta vantagem. Exemplos não faltam que justificam isso. Eis aqui três deles:

– É um excelente isolante termo acústico – reduzindo o consumo de ar condicionado nos ambientes;

– Não necessita de grandes volumes de agua – gastando 10% a menos que na alvenaria;

– Seu volume de resíduo é muito menor e mais leve, gerando menos caçambas de descarte.

Obras sem grandes impactos na natureza

Assim são as construções a seco, que retiram da própria natureza os elementos que, invariavelmente voltarão a ela, mas sem prejudicá-la. O impacto é o menor possível, o que também explica a grande adesão por esse tipo de sistema construtivo nos últimos anos. O desperdício praticamente inexistente, a reutilização e a reciclagem do material descartado e o não uso de componentes tóxicos fazem do drywall um sistema sustentável.

Obras mais sustentáveis

Todo mundo ganha ao optar pelo drywall. Além de representar uma opção de menor custo, obras do gênero são muito sustentáveis. Além de não produzirem entulho, conforme dissemos mais acima, requerem uma estrutura mais leve, consumindo menos concreto e aço; propiciam uma melhor produtividade, organização, logística e limpeza do canteiro.

Como você pode notar, o drywall é a melhor opção sob vários aspectos. Não tem por que não escolher o sistema de construção a seco em seu projeto. Você só tem a ganhar. E a natureza só tem a agradecer.

Quer saber mais sobre estas e outras vantagens do drywall? Entre em contato com a GypCenter para que possamos dar continuidade a esta conversa.

Quero uma obra sustentável


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *