Dicas: como instalar conduíte e caixa de passagem?

Por GypCenter em

Afinal, você conhece as regras básicas para a instalação de conduítes e caixa de passagem elétrica nas estruturas de Drywall e Steel frame de um projeto?

De modo geral, os conduítes ou eletrodutos, são tubos instalados dentro da parede e servem de proteção e conduzem os cabos elétricos na estrutura de paredes, tetos e pisos. Hoje em dia o material mais usado é o conduíte devido a sua praticidade de instalação.

Já a caixa de passagem é a conexão entre os pontos de encontro dos cabeamentos ou a saída para tomadas e interruptores.

                                    Conduíte                                                            Eletroduto

DICA: Existem acessórios muito importantes que vão garantir a qualidade de sua obra e poucas pessoas conhecem. Veja os 2 mais indispensáveis:

Fixador para conduíte Dryfix

Ele garante que seu conduite não vai soltar da caixa de passagem 

Protetor de montante Dryfix

Com ele seu conduíte e cabos não correm o risco de cortarem na aba do montante 

OBSERVAÇÃO: as emendas e conexões devem estar sempre na caixa de passagem elétrica e jamais dentro do conduíte elétrico, facilitando a inspeção e manutenção dos cabos.

Para quem deseja uma instalação correta do projeto elétrico, é fundamental ficar atento às regras básicas para que os cabos, conduítes e a caixa de passagem elétrica estejam nos lugares corretos e não sofram danos.

Antes de darmos dicas sobre como instalar caixa de passagem elétrica e conduíte elétrico, vamos conhecer as 10 regras básicas de instalação:

  1. Todos os conduítes com cabos que alimentarão os ambientes deverão sair do quadro de distribuição
  2. Os conduítes deverão interligar todos os cômodos, passando pela caixa de passagem do teto onde será fixada a iluminação e dela deverão sair os conduítes que serão ligados nos interruptores, já os circuitos de tomadas podem sair direto do quadro ou não.
  3. Antes de comprar os materiais é necessário ter em mãos o projeto elétrico para adquirir os conduítes e cabos nos tamanhos e quantidades certas.
  4. Tenha atenção às curvas entre paredes e tetos e na entrada da caixa de passagem de tomadas e interruptores, pois elas poderão dificultar ou impossibilitar a passagem dos cabos. Não faça em um trecho qualquer 2 curvas seguidas – se acontecer use 1 curva e 1 caixa de passagem.
  5. NUNCA faça emendas dentro de conduíte, pois elas podem impedir a passagem dos fios. SEMPRE use a caixa de passagem em pontos de emenda de fios ou condutores
  6. Lembre-se de usar os protetores de montante para o seu conduíte não romper junto ao montante quando você passar o cabeamento
  7. Em trechos contínuos que não possuem caixas ou equipamentos, as caixas de passagem não devem ultrapassar 15m de comprimento em áreas internas e 30m para externas
  8. No caso de trechos com curvas em 90º o limite entre as caixas – que seria de 15 e 30 em trechos retos – passa a ser de 3m para cada curva
  9. SEMPRE que for necessário separar cabos, use as caixas de passagem de preferência o modelo especial para drywall
  10. Por último, mas não menos importante – tome muito cuidado com a qualidade dos produtos que você compra, material de baixa qualidade neste quesito pode acarretar em desligamento de circuitos, curto circuito em equipamentos e até incêndio!

Agora que você já conhece as 10 regras básicas de como instalar caixa de passagem elétrica e conduítes nas estruturas, vamos a um pequeno passo a passo de como instalá-los!

IMPORTANTE: no caso de paredes de drywall, a instalação se torna mais prática e rápida, pois não necessita de cimento ou quebrar paredes para passar os materiais pela estrutura como em obras de alvenaria, bastando apenas uma serra copo ou furadeira do tamanho corretoa da caixa para realizar o trabalho.

COMO INSTALAR CONDUÍTE ELÉTRICO

Normalmente, as instalações elétricas em Steel Frame e Drywall são feitas com os mesmos produtos usados em alvenaria convencional, diferenciando-se somente na cor dos tubos, ou seja, os amarelos são usados em instalações elétricas e os pretos em hidráulicas.

PASSO 1: com base no projeto elétrico, a passagem dos eletrodutos ou conduítes são feitos através dos perfis de alço galvanizado.

Lembre-se do protetor de montante! 

 Passagem de conduítes em drywall

PASSO 2: depois de passar os conduítes, coloca-se as mantas de lã para isolamento acústico entre os perfis e as placas de gesso, que servirão de base para instalar as caixas de passagem, tomadas e interruptores

COMO INSTALAR CAIXA DE PASSAGEM ELÉTRICA

PASSO 1: o primeiro passo é realizar a a marcação dos pontos que irão precisar de caixas de passagem, então siga o projeto elétrico com cuidado! E fique atento! Na caixa de passagem há dois furos que servirão para fazer a marcação dos furos com serra copo no drywall, OSB ou gesso.

PASSO 2: em seguida, basta realizar a furação com serra copo nos pontos marcados. Uma dica: não coloque NUNCA uma caixa encostada em outra na parede, pois este vai ser um ponto de passagem de som! A distancia mínima entre 2 caixas deve ser de 10 cm com entre elas.

Instalação caixa de passagem elétrica

PASSO 3: depois de furado, basta realizar o encaixe da dos conduítes na caixa de passagem e sem seguida a caixa e coloque o fixador para o tubo não soltar.

Instalação caixa de passagem elétrica

OBSERVAÇÃO: caso a sua serra copo não seja do tamanho adequado para que a caixa seja encaixada sem retoques, basta utilizar o serrote de bico fino para fazer os acabamentos. Nessas horas o uso de ferramentas adequadas é essencial para a agilidade e praticidade do processo!

PASSO 4: depois de encaixar a caixa de passagem na posição correta, basta encaixar as peças que irão prender a mesma com parafusos na chapa de drywall, deixando a instalação muito mais segura.

Tem mais dúvidas de como fazer uma EXCELENTE instalação em sua obra de drywall ou steel frame, quer fazer uma pergunta que vive te incomodando ou saber como pode fazer melhor?

Mande sua dúvida no formulário de contato – assunto: informação técnica – para gente que respondemos rapidinho ou então veja em nosso site os produtos que você precisa.

        


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *