Checklist sobre como fazer uma obra rápida

Por GypCenter em

 

Você já deve saber que o planejamento de uma obra dá trabalho e que todas as etapas requerem atenção máxima junto a uma equipe que saiba trabalhar em conjunto. Por isso, para ter obras rápidas, o planejamento é essencial para evitar inúmeros problemas como material entregue atrasado, pedreiros ou montadores que não aparecem ou não cumprem com a mão de obra, além de possíveis imprevistos no projeto.

Com isso, podemos afirmar que o planejamento é o coração de uma obra quando o assunto são obras rápidas e baratas, e neste artigo te ajudaremos a fazer um checklist de sucesso para que tudo saia como o ocorrido e evite gastos desnecessários de dinheiro e tempo. Então, leia e anote as nossas dicas!

O primeiro passo antes de qualquer planejamento de obras rápidas é:

 

TENHA O PROJETO EM MÃOS

Obras Rápidas: PROJETO

Sem ele é impossível fazer obras rápidas. No momento em que você tem o projeto em mãos, você está assegurando o controle de qualquer situação, garantindo que não haja imprevisto com gastos desnecessários ou erros.

Para iniciar, verifique a planta do imóvel, onde você deve verificar os pontos de elétrica, hidráulica, portas, janelas e todas as estruturas necessárias para aquela área.

Após a análise da área, você também terá que se preocupar com questões como:

  • As frentes de obras estão todas liberadas??
  • Quais os materiais necessários para essa obra?
  • Qual a data limite para que tudo esteja entregue?
  • Existem outras empresas que devem trabalhar em conjunto com você?

Todas as respostas para essas perguntas podem influenciar diretamente no projeto, e, por isso, não podem e nem devem ser ignoradas. É possível que você possa deixar alguns detalhes para depois, mas o essencial é que seja percebido o que possui maior importância no momento.

Você não gostaria de descobrir uma suposta falta de dinheiro no orçamento ou a inviabilidade de técnicas quando tudo já estivesse começando a ser feito, não é mesmo?

E, para que tudo isso seja oficial, vale lembrar que o projeto é o documento vital para que uma obra seja aprovada e liberada, para então ser executada.

Outro passo importante é:

 

DEFINA UM CRONOGRAMA COM PRAZOS DE CURTO, MÉDIO OU LONGO PRAZO

Obras Rápidas: CRONOGRAM

Apesar de muita gente conhecer os cronogramas, elas não possuem noção da importância dele para obras rápidas. Mas e você? Conhece a importância dele?

Mas para isso, é preciso entender como ele funciona. Os cronogramas mostram todas as atividades que deverão ser executadas, assim como uma linha do tempo, e nele são incluídos os valores gastos em cada etapa. Para esse tipo de lista, damos o nome de cronograma físico-financeiro, sendo essencial para o checklist entrega de obra.

É por meio do cronograma que é possível verificar e acompanhar o andamento das tarefas quando estiverem atrasadas e sejam aplicados esforços para concluir a etapa. Além disso, ele também possibilita a compra exata dos materiais que serão usados na construção para que não haja desperdício ou falta dos mesmos, planejando o investimento do dinheiro disponível e que ainda não foi gasto.

Mas, fique atento! Para criar o cronograma é preciso que você já tenha em mãos a planilha orçamentária. Depois disso, basta criá-lo e definir as etapas por dia, semana e mês, aprovando tudo conforme o projeto é desenvolvido.

 

ACHE FORNECEDORES QUE AGENDEM A ENTREGA DOS MATERIAIS

Obras Rápidas: ENTREGA DOS MATERIAIS

Um bom planejamento para obras rápidas e baratas permite que você possa comprar os materiais corretos no momento necessário e com o cronograma em mãos é possível verificar a quantidade ideal para cada etapa. Tudo isso, todas essas informações, facilitam MUITO o agendamento de entrega dos materiais.

É nesse ponto do checklist que a procura por fornecedores que agendam a entrega se torna de extrema importância, já que evita que a obra seja parada por falta de materiais. Além disso, o agendamento ao invés da compra na hora, pode ajudar nas chances de conseguir descontos, economizando no frete ou utilizando a sobra para comprar materiais em pequenas quantidades.

 

IMPORTANTE!

  • SEMPRE opte por fornecedores que avisem a data e o horário da entrega.
  • VERIFIQUE se todos os materiais pelos quais pagou foram entregues.
  • SEMPRE guarde a nota fiscal para conferir com os produtos assim que chegarem.
CONTRATE PROFISSIONAIS QUALIFICADOS

Quando o assunto são obras rápidas, a contratação de profissionais qualificados para o trabalho é essencial para que seja possível cumprir o projeto com exatidão e sem atrasos. Por isso, sempre busque por profissionais com boas referências!

Por mais simples que possa ser, sempre faça um contrato, pois esse documento irá proteger ambos os lados, regularizando a mão de obra e assegurando que o serviço pelo qual você pagou seja entregue.

Lembre-se que refazer serviços mal feito custa dinheiro e tempo!

 

SEJA ESPERTO!

O contrato evita que profissionais não comprometidos permaneçam no local e atrasem sua obra!

Outro ponto importante é quanto ao pagamento: faça por etapas, dessa forma você consegue controlar todos os gastos conforme o andamento da obra, verificando a qualidade do que está sendo entregue.

 

ESTEJA SEMPRE ATENTO!

Esteja sempre tempo!

Verifique o andamento da obra de vez em quando e esteja sempre de olho nos detalhes. Não é porque você contratou bons profissionais e confie na qualificação deles que não precise inspecionar o trabalho. É sempre bom estar a par de tudo para ter certeza que a obra esteja saindo como o planejado. É fato que possam ocorrer erros de comunicação ou entendimento, ou seja, é muito mais fácil corrigi-los quando reconhecidos rapidamente.

 

NÃO PRESSIONE!

Seja paciente, incentive!

Algumas etapas podem levar mais tempo que outras, pular alguma não fará com que tudo seja feito mais rápido, muito pelo contrário, poderá prejudicar o resultado final.

Por exemplo, no caso de chuvas ou outras interferências externas, um atraso poderá ocorrer e impedir o andamento da obra e não há nada que se possa fazer quanto a isso.

É óbvio que todos precisam seguir o cronograma, por isso, a importância da verificação no planejamento. E no caso de atrasos investigue o motivo pelo qual ocorreu para descobrir se estão ligados aos serviços dos profissionais ou não.

Procure motivar sua equipe e fazer com que eles estejam comprometidos com o prazo tanto quanto você, lembre-se que um elogio ou incentivo muitas vezes dá mais resultado que uma bronca.

 

Agora que você já sabe os principais pontos de um checklist de sucesso para executar obras rápidas, deve estar imaginando que não é tão simples organizar e acompanhar uma obra, não é mesmo?

Realmente são muitos detalhes que precisam de atenção, mas temos certeza que se você seguir as nossas dicas, com certeza conseguirá planejar uma obra mais rápida e de forma mais econômica, evitando dores de cabeça.

Gostou das nossas dicas? Então assine nossa newsletter e receba direto em sua caixa de e-mail diversas dicas e novidades do mundo construtivo!


2 comentários

Jean · 20 Agosto, 2018 às 2:12

Muito bom e muito eficiente essas informações e ajudas

    GypCenter · 20 Agosto, 2018 às 18:32

    Ficamos felizes que as informações te ajudaram! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *